Você certamente foi ou será impactado pelas mudanças no mundo dos negócios, impulsionadas pela COVID-19 e suas consequências. Sabia que mesmo antes da pandemia, o foco no digital já era uma realidade? Acontece que muita gente ainda não tinha percebido isso e só “acordou” para essa realidade depois de perder mercado, clientes e oportunidades.
A boa notícia é que o mundo hoje tem tantas ou mais alternativas, exatamente nos meios online, que podem não só fazer um negócio continuar, como ter um novo começo, novas áreas, diferentes formas de vender e se relacionar com seus clientes e até crescer e mudar de patamar.
Mas para isso é preciso ficar atento e saber se posicionar no mundo digital, principalmente nas mídias sociais, que são o coração e a alma do marketing digital.
Em outros posts falarei sobre como fazer melhorias no seu marketing digital, mas neste vou falar especificamente sobre como criar sua loja e começar a vender seus produtos pelo Instagram e pelo Facebook, sem pagar nada por isso!
Antes, uma explicação importante: o Instagram e o Facebook (bem como o WhatsApp), são do mesmo “dono” e igualmente importantes, portanto, planeje usar todos de forma integrada e conectada, isso ampliará seu alcance e facilitará a gestão de todas estas mídias sociais. Não vale deixar o Facebook de lado, primeiro porque ele ainda é a principal mídia social em número de usuários ativos no mundo, inclusive com bom espaço entre os jovens, segundo porque sem uma página empresarial no Facebook você perderá várias funcionalidades e benefícios que impactam também no Instagram e no WhatsApp.
Configurar as Lojas do Facebook no Gerenciador de Comércio
Com as Lojas do Facebook, você pode exibir e vender itens no Facebook e no Instagram. Qualquer pessoa que visitar a loja verá seus itens e poderá navegar por eles. Você pode personalizar sua loja adicionando coleções em destaque.
Se você usar um site para vender seus itens, pode enviar as pessoas ao seu site pela sua loja do Facebook ou do Instagram para que elas concluam a compra. Siga as etapas abaixo para configurar uma loja desse jeito ou saiba como configurar uma loja com finalização da compra.
Antes de começar
Para configurar uma loja no Facebook, você precisa:
- Ser um administrador do Gerenciador de Negócios da empresa;
- Ter um catálogo e uma Página do Facebook no mesmo Gerenciador de Negócios;
- Ter as permissões para Gerenciar Página para a Página e Gerenciar catálogo para o catálogo no Gerenciador de Negócios.
Para configurar uma loja no Instagram, você precisa:
- Ser um administrador do Gerenciador de Negócios da empresa;
- Ter uma conta comercial no Instagram, uma Página do Facebook e um catálogo no mesmo Gerenciador de Negócios;
- Ter as permissões para Gerenciar Página para a Página do Facebook conectada à conta empresarial do Instagram;
- Ter as permissões para Gerenciar catálogo.
Criar sua loja
Será necessário usar um computador para configurar a sua loja no Gerenciador de Comércio.
- Acesse a página Criar sua loja e clique em Avançar;
- Na seção Escolher método de finalização da compra, escolha um dos três métodos de finalização da compra;
- Na seção Escolher canais de vendas, conecte a sua loja à Página da sua empresa ou crie uma nova Página, caso ainda não tenha uma. Clique em Avançar;
- Na seção Conectar conta empresarial, selecione a sua empresa ou crie uma nova. Clique em Avançar;
- Na seção Adicionar produtos, selecione um catálogo atual ou crie outro. Em seguida, clique em Avançar (Observação: você pode selecionar apenas um catálogo para usar na sua loja. Não será possível alterar essa seleção posteriormente);
- Examine os detalhes da loja, analise e aceite o Acordo do Vendedor. Depois, clique em Concluir configuração.
Você criou a sua loja. Em seguida, você deve:
- Criar uma coleção. Você pode criar coleções de seis a 30 produtos;
- Personalizar sua loja. Escolha sua coleção em destaque e personalize a aparência da sua loja;
- Publicar sua loja. As pessoas poderão ver a loja assim que eles analisarem e aprovarem suas coleções. Normalmente, isso ocorre em 24 horas.
Se tiver dúvidas ou quiser mais informações, acesse:
https://www.facebook.com/business/help/268860861184453?id=1077620002609475
Aqui tem um vídeo que também pode te ajudar:
https://www.facebook.com/watch/?v=2061529560644472
André Policastro Fernandes da Silva
Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina (PR) e MBA Executivo em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) – São Paulo (SP). Atuou em agências de propaganda e em empresas como a Libbs Farmacêutica e o Instituto Racine em São Paulo (SP), além dos Correios e do Governo do Estado do Paraná. É fundador e CEO da Partena, agência de marketing e publicidade, além de palestrante e consultor credenciado do SEBRAE e instrutor do SENAC em temas como Marketing, Negócios Digitais, Design, Inovação e Comunicação.